ARTIGOS
 

Vivendo à margem


Moradores da Vila Atlântida, no norte de Minas reclamam da falta de saneamento básico e abandono da administração municipal
Buracos, lixo, entulho, poeira e esgoto a céu aberto. Esta é a situação da rua Manoel de Souza Brasil, na Vila Atlântida, via de acesso que pode ser considerada como a porta de entrada do Parque da Lapa Grande. A falta de rede de esgoto tem levado os moradores a cavar fossas provocando vários transtornos às mais de 50 famílias residentes no trecho da via pública, que não tem asfalto. As casas humildes dos moradores, em sua maioria composta por filhos pequenos, contrastam com os condomínios de luxo bem próximos dali.

Moisés Rodrigo Soares, trabalhador rural, reside a mais de 40 anos no bairro e conta que o atual prefeito, durante o período eleitoral, fez um comício prometendo dotar de infra-estrutura a rua. No entanto, passado mais da metade do período da atual administração, a promessa não foi cumprida.
- Quando chove a situação se agrava ainda mais, por isso o sentimento é de revolta porque estamos completamente abandonados pelo poder público municipal - reclama.
Sicarlete Moã Mendes de Santos, dona de casa, também cobra da administração as promessas feitas em campanha. De acordo com ela, quando chove as crianças ficam impossibilitadas inclusive de ir à escola, porque a rua fica intransitável.
Pablo de Jesus Cardoso, pedreiro, já perdeu a conta de quantos abaixo-assinados a comunidade endereçou à prefeitura, todos sem resposta.
- Nos lugares ricos as coisas chegam com mais facilidade, já nos lugares pobres a situação é esta: esgoto a céu aberto, o que é uma vergonha para uma cidade do porte de Montes Claros - desabafa.      
Segundo o secretário de Obras, João Henrique Ribeiro, a prefeitura só pode realizar a pavimentação da rua se a rede de esgoto já estiver instalada. E o serviço de esgoto é realizado pela Copasa. Contato foi mantido com a Copasa, mas até o fechamento desta edição não havia posição da empresa.

Fonte: O Norte de Minas

 

 
  
 
www.tratamentodeaguaeesgoto.com.br Home Artigos Forum Loja Fale Conosco